Retorno das escolinhas e festas com futebol

Raony Pacheco • jul. 16, 2020
A volta das escolas de futebol está diretamente relacionada ao possível retorno das festas com futebol. Por isso, preparamos para os pais e mães conteúdo que explica os retornos das aulas nas escolinhas, porém, com alguns critérios que devem ser seguidos. As orientações são elaboradas com base nas últimas medidas protocolares da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Conselho Regional de Educação Física (CREF) e da portaria emitida pela Prefeitura de São Paulo, no último dia 11 de julho. 

Está autorizado o retorno das escolinhas?

Vale ressaltar que, atualmente, estamos na fase amarela de liberação, em SP, Capital. Portanto, as recomendações seguem essa fase. 

Sim, as escolas de futebol podem voltar, porém, com as seguintes recomendações:

Quadras – Obrigações 

 - Quadras abertas – Society ou salão – somente em quadras que já sigam as normas de saúde. 

 - O local não deverá ter cancelas ou catracas em sua entrada. O aluno não poderá ter contato com isso. 

- Locais (quadras) que mantenham portas e janelas constantemente abertas, e circulação de ar. 

 - Quadras que tenham equipe de limpeza dedicada à higienização rotineira de mesas, maçanetas, interruptores de luz, torneiras, corrimões, pias e dispositivos eletrônicos, entre outros.

- A quadra deve ter um fluxo unidirecional para entrada e saída dos alunos. Indicado, uma porta para entrada e outra para saída, de preferência, lados opostos.

 - A quadra não deve permitir o uso de áreas de convivência (espaço kids, salas de espera e bares (lanchonetes).

- O local deve disponibilizar sabonetes líquidos e locais com água corrente para assepsia das mãos. 

 - O local deve oferecer dispositivo para limpeza (tapete higienizante) na entrada do local e entrada das quadras.  

 - O local deve disponibilizar um recipiente de álcool em gel a 70%. Indicado Totem Álcool Gel.

 - O local, também, deverá ter um responsável, na entrada, pela checagem de temperatura dos alunos e convidados, antes de adentrar no espaço das aulas e festa. Não deve ser autorizada a entrada de crianças, pais, funcionários do local e membros da equipe de trabalho com temperatura de 37,8º ou mais.

 - O total de crianças que poderão fazer as aulas e, consequentemente, realizarem as atividades nas aulas, deverá seguir as recomendações de espaço para a prática de atividade física, que, na fase amarela, é de 8m². Assim, pais e escolas, o indicado é que a aula seja no formato “personal”, ainda com a impossibilidade de aulas em grupo – isso será liberado na fase verde.

 - Nas quadras não serão utilizados os vestiários para guardar os pertences dos alunos.

 - Realizar pesquisa em caráter informativo, questionando se o ALUNO apresenta sintomas de COVID-19: - Você apresenta tosse ou falta de ar? - Você apresenta febre? - Você esteve perto de alguém exibindo esses sintomas nos últimos 14 dias? - Você mora com alguém doente ou em quarentena? - Você é do grupo de risco? 

 - Todos os ALUNOS deverão ser submetidos à triagem rápida antes de entrarem nos estabelecimentos, procedimento composto, no mínimo, pela medição de temperatura, com o objetivo de identificar casos suspeitos e efetivar medidas de prevenção e controle em tempo oportuno.

- A recepção deverá ser isolada com área de proteção demarcada com fita zebrada (1,5 m);

Craques em campo - Fase Amarela

 - Todas as crianças devem chegar já trocadas com a roupa de jogo. 

 - Cada criança deverá levar a sua garrafinha (squeeze) com água. Em caso de a atividade ultrapassar uma hora, o indicado seria em cada criança levar uma garrafa de 1 litro e meio de água mineral. Trazer o produto de casa. 

- Além disso, levar uma segunda máscara, numa sacolinha, para usar após 1 hora de atividade. Troca recomendada, pois a máscara molhada perde a sua efetividade. O que no treino acontece por causa do suor e da aceleração da frequência respiratória. 

- A criança não poderá levar mochilas e/ou acessórios que demandem cuidados, com exceção de garrafas de água ou squeezes, os quais deverão ficar em locais de acesso, sem aglomeração.

- Todos serão orientados a não utilização e o manuseio de celulares durante a atividade.

- Não será permitido acompanhantes no local, e tampouco atletas fora do horário dos seus jogos;

- Não será permitido contato físico, nem entre atletas, nem com professores;

- As aulas deverão ser individuais;

- O recolhimento das bolas deverá ser feita por uma única pessoa, seja ela professor, funcionário, ou aluno responsável.

- As bolas deverão ter uso individual.

 - Enquanto vigorar o Plano São Paulo, os estabelecimentos só poderão receber clientes por no máximo de 6h diárias

- Elaborar uma escala para que os colaboradores que não tenham com quem deixar os incapazes durante o período em que estiverem fechadas as creches, escolas e abrigos, especialmente
as mães trabalhadoras, possam ter esse apoio do estabelecimento;

* É proibido contato físico durante o treino, mesmo que seja para orientação;

* Durante a fase amarela atividades coletivas devem ser evitadas, optando-se por seu oferecimento de maneira individualizada;

- Outros equipamentos ou acessórios de treinos, como luvas, caneleiras, protetor de peito, tórax e bucal não poderão ser compartilhados e deverão ser higienizados a cada treino pelo próprio usuário;

- Na saída, recomendamos que a criança, no final da aula, fique no campo e aguarde a chegada do seu responsável. Assim que o responsável chegar, a criança irá ao encontro dele. Recomendamos que o responsável não entre no local. 

- Intervalo de 1 hora para cada atividade. Neste intervalo, o local deverá passar pela higienização recomendada. 

- As crianças devem chegar no local com máscara? Sim, e deve usar a máscara para a prática da atividade física, na quadra. Uma outra recomendação é trocar a máscara utilizada no deslocamento até a quadra. A Abramete – Associação Brasileira de Medicina de tráfego – diz que é essencial o uso da máscara. 

Fase verde – Mudanças:

Quando entrarmos na fase verde, algumas ações serão liberadas, porém, importantes questão da fase amarela ainda estarão valendo. Liberações com a fase verde:

*Abre a possibilidade de atividades em grupos, com espaços demarcados no campo. Assim, por exemplo, um mini-evento de fundamentos do futebol e festa, com futebol, por meio da prática também de fundamentos, poderão ser realizados. 

Em todo caso, o número total de pessoas dentro do estabelecimento esportivo não poderá ser maior do que uma pessoa por cada 8 metros quadrado, durante a fase amarela, e uma pessoa por cada 6 metros quadrados, durante a fase verde.

*Não permitir aglomerações em nenhuma hipótese, adotando-se essa normativa como princípio geral em todas as atividades do estabelecimento;

- A distância mínima entre atletas, usuários e colaboradores, durante a realização de atividades físicas, deve ser de 2 m;

- Não será permitido contato físico, nem entre atletas, nem com professores;

* É proibido contato físico durante o treino, mesmo que seja para orientação;

* Durante a fase verde, atividades coletivas serão realizadas respeitando-se, além da reduzida densidade ocupacional do ambiente, o distanciamento mínimo de 2 m entre todos os participantes, e a impossibilidade de compartilhamento de objetos sem a devida higienização;

- A recepção deverá ser isolada com área de proteção demarcada com fita zebrada (1,5 m);

- Os alunos que chegarem devem ser direcionados para um local de espera onde a distância entre um e outro seja de 1,5m. 






Por Equipe AFC 13 mar., 2022
Com os coletes as festas ficam ainda mais incríveis. Conheça a importância deste acessório.
Por Raony Pacheco 26 ago., 2020
Nós, do Aniversário FC, preparamos um conteúdo para responder a pergunta que mais faz parte do dia a dia de pais e mães que sabem da paixão dos seus filhos por futebol. Confira as informações atualizadas que temos sobre o cenário: 1 – Ainda não Não temos a liberação, no Estado de São Paulo, para festas com futebol . Todos os dias são apresentados aos responsáveis pela liberação, protocolos que têm o objetivo de traçar o melhor formato para a prática segura das partidas de futebol. 2 – Por que ainda não liberou? A festa com futebol entra no grupo do “esporte amador”. Nos últimos dias, a liberação da prática esportiva de contato só aconteceu para competições oficiais. O aniversário com futebol não é uma competição oficial, portanto, se enquadra na parte de esporte amador. Os protocolos para o retorno do modo esporte amador estão sendo apresentados para prefeitura e governo. Assim que acontecer a liberação, informaremos os pais e mães. 3 – Se acontecer a liberação, quais serão os principais protocolos? Os protocolos devem seguir à risca as últimas as determinações que já estão sendo colocadas em prática pelas academias e quadras. As quadras já podem voltar com aulas de futebol, sem o contato físico. Elas já seguem ações como: aferição de temperatura, totens de álcool gel, tapete higienizador, vestiários fechados e limpeza de matérias, entre outras. O principal ponto, agora, é a liberação do contato físico entre os atletas. No caso da festa, seria a realização dos jogos. 4 – Alguma mudança ocorrerá pós-liberação? Sim. Quais serão: - Uso exclusivo do colete. Não poderá ser compartilhado. - O número de crianças convidadas deverá ser informado antes, para o melhor controle da ação – campo e buffet. - Será enviado aos pais um documento com recomendações para informar convidados sobre os protocolos. - O número de adultos na festa deverá ser reduzido 5 – Entrega de medalhas e troféu A premiação após o campeonato realizado na festa com futebol ainda acontecerá. O procedimento será diferente, com distanciamento entre as crianças, no campo, e somente a equipe Aniversário FC será a responsável pela entrega das medalhas e troféus. As medalhas e troféus serão higienizados antes da entrega.
Por Raony Pacheco 30 jun., 2020
O Dia dos Pais está chegando e o Aniversário FC preparou algumas dicas legais para você presentear o seu ídolo e, também, seguir com uma festa, em casa, com o tema futebol. Confira e marque este golaço! 1 – Narração do gol do papai! Essa é uma novidade, aqui do Aniversário FC. Esse presente vai emocionar o papai e transformá-lo em um jogador de futebol de verdade para sempre. Funciona assim: *Você deve enviar, para nós, o nome do papai *Também enviar o time de coração do papai *E, se possível, o nome de alguns familiares. Com essas informações, o Aniversário FC montará uma narração, estilo rádio, com o nome do papai na escalação, em jogadas e, claro, no gol. O gol será o papai. Emocionante, né! Confira esta experiência no vídeo que está no final do texto! 2 – A camisa do time que torce Está bem, sabemos que presentar o papai com a camisa do time que ele torce não é novidade. Contudo, algumas novidades do mercado de camisas podem figurar como um presente bem legal. Uma dica legal é procurar bater um papo com o papai, espontâneo, sobre futebol, sobre os jogadores que ele gostava de ver... Aí, procure ficar atento aos nomes que ele fala, viu! Depois, procure na internet lojas de camisas retrô. Isso é um verdadeiro sucesso para quem ama futebol. Imagina só, nas lojas virtuais, você encontrar a camisa do ídolo do seu papai. Seria um baita presente! 3 – Jogo de botão! Se o seu papai é um apaixonado por futebol, o jogo de futebol de botão vai deixá-lo emocionado! Jogo de botão é tradicional e sempre fez parte da história dos amantes do futebol. E como escolher esse presente? Não é tarefa fácil. Uma dica: procure saber, pelo menos, dois times que o seu papai jogava futebol de botão quando era criança. Ou, também, saiba qual jogo ele considera inesquecível. Assim, você poderá entrar no site de lojas virtuais e comprar os times. Será um baita presente. Fora que, também, vão rolar aqueles joguinhos na família. Uma diversão sensacional! *Vídeo "Narração do seu gol"
Por Raony Pacheco 19 mai., 2020
O momento é de encontrar alternativas para criar um cenário de entretenimento para o seu filho, em casa. E se ele faz aniversário e gosta de futebol, o Aniversário FC preparou algumas dicas para os pais e mães realizarem uma verdadeira festa com futebol, sem sair de casa. 1 – Campeonato de Fifa ou Pes Se o seu filho tem vídeo-game é a hora de você, papai e mãe, jogar com ele. E ainda pode chamar os irmãos para participarem. Um formato legal é juntar a galera de casa e fazer um campeonato – mas é para todos participarem. Como fazer – pode deixar o seu filho, aniversariante, escolher o time que ele quer jogar e sortear os times dos familiares que vão jogar. O campeonato pode reunir todos na sala de casa e, enquanto as partidas rolam, quem não está jogando pode tirar fotos e fazer vídeos pelo celular das comemorações dos gols, por exemplo. Para o ambiente ficar legal, pais e mães, crie um ambiente na sala de casa com as camisas de futebol espalhadas ou penduradas. Dá até para o papai e mamãe se arriscarem nas narrações das partidas. Vai ficar um clima de futebol bem legal. 2 – Futebol de botão Uma ação bem baratinha é o futebol de botão. O jogo só precisa do campo e os times de botão. Papai e mamãe podem jogar, cada um com o seu time. E os filhos podem escolher suas equipes, o que deixa o campeonato no aniversário bem divertido. Agora, não tenho o campo e os botões, como faço? Existem formas de comprar os materiais pela internet. Umas das empresas que recomendamos é o Botões Clássicos, que fica em São Paulo. Eles entregam em casa os times escolhidos, as traves dos gols e o campo. Dá até para o papai pedir o time que marcou a sua infância. E o filho que faz aniversário, também, pode escolher o seu time que já serve como presente. Site do Botões Clássicos - www.botoesclassicos.com.br Como fazer o campeonato – Dá para criar jogos entre todos da família. Legal é colocar num caderninho o resultado de cada jogo. Cada vitória vale 3 pontos. Empate, um ponto. Depois de todos jogarem contra todos, os dois times que somarem mais pontos fazem a final. O tempo de jogo de cada partida pode ser de 10 minutinhos, por exemplo. 3 – Brincar de narração Uma brincadeira legal para fazer em casa é transformar a família em narradores de futebol. É só os pais e mães escolherem, na internet, vídeos de gols do time do coração do filhão e narrarem os gols, cada uma da sua maneira. O legal é filmar para guardar o vídeo de recordação, ou, quem sabe, até mesmo divulgar nas mídias sociais. Dá também para colocar o vovô e a vovó na brincadeira, pedindo para eles mandarem narrações por vídeo. Outra brincadeira legal é selecionar os vídeos de narrações, fazer um sorteio e, depois, ver o gol que cada um vai narrar. 4 – Ambiente Mamãe e papai, para criar um ambiente legal na casa, para o filhão se sentir mesmo dentro futebol, dá para fazer algumas coisas bem legais: - Espalhes camisas de futebol pela casa - Vá na internet e pegue imagens de jogadores que o seu filho gosta, imprima, e espalhe pela casa - Monte uma espécie de vestiário em um cômodo da casa. Para isso, utilize as chuteiras dos filhos, do papai, as toalhas personalizadas com o símbolo dos times e até dá para pegar o grito de torcidas, na internet, e colocar no celular, ou caixinha de som, e deixar tocar na casa. O clima de futebol fica bem legal. Conclusão É claro que os nossos pequenos craques gostariam de correr pelos gramados para sentir a emoção de fazer grandes jogadas e comemorar as vitórias. Mas as dicas apresentadas para vocês, pais e mães, podem ajudar a proporcionar para o aniversariante a emoção do futebol. Além disso, criará um clima de total felicidade, em casa, e com toda a família.
Futebol em casa
Por Raony Pacheco 07 mai., 2020
Atividades de futebol que podem ser praticadas em casa.
Foto da festa deve ter a realidade do futebol
Por Raony Pacheco 14 abr., 2020
Além de toda a experiência de um dia de jogador de verdade promovida pela equipe Aniversário FC nas festas com o tema futebol, é fundamental que os pais e mães possam pensar na recordação da comemoração. A foto, neste caso, é uma ótima forma de registrar os momentos dos jogos e, claro, a premiação. As imagens podem servir, também, de lembrança para os convidados.
Parceiro AFC: conheça a BR Arena Estaiada e monte sua festa
Por Raony Pacheco 01 abr., 2020
A BR Arena Estaiada é um dos parceiros do Aniversário FC. O local possui estrutura perfeita para a realização da festa infantil com o tema futebol. Além do gramado sintético ser de alta qualidade, a infraestrutura fora das quatro linhas é digna de elogios. Os vestiários são impecáveis, o espaço para receber convidados é um verdadeiro convite ao conforto e, claro, animação com todas as partidas que são realizadas na festa.
Novidade: repórter na festa com futebol
Por Raony Pacheco 04 mar., 2020
Todas as experiências que remetem ao futebol de verdade podem ser feitas no aniversário infantil com o tema futebol. Uma delas é o repórter de campo, que dá um tom bem profissional à comemoração. Quem acompanha futebol nas tvs e rádios sabe que o repórter é peça fundamental para informações, entrevistas e detalhes do que rola durante as partidas. E em 2020, o Aniversário FC já tem o seu time de repórteres que agita o aniversário. A atração alimenta ainda mais o clima de “futebol de verdade” proporcionado ao aniversariante e convidados.
Gols narrados no aniversário
Por Raony Pacheco 28 fev., 2020
Um diferencial promovido pelo Aniversário FC, nas festas com futebol, é a narração dos jogos. É fácil notar a diferença da emoção que a locução dos lances traz ao aniversário infantil, sendo que o narrador fica, praticamente, dentro do campo. O nosso sistema de som, inclusive, proporciona total interação entre os jogadores e convidados. E o momento marcante do futebol, o gol, fica ainda mais especial com a narração e todo o trabalho apresentado pelo time AFC. Por isso, selecionamos os 5 gols mais bonitos de todas as festas que realizamos em 2019. Tivemos golaços que tiraram o fôlego dos nossos narradores, tamanha a beleza dos lances! Assista ao vídeo e confira os Top 5 de 2019! Só golaços!
Aquecimento Aniversário FC
Por Raony Pacheco 03 fev., 2020
O passo a passo para que a festa de aniversário com futebol aconteça e proporcione a real experiência de um dia de jogador de futebol de verdade passa por aquecimento, formatação do campeonato, narração, apresentação dos times e premiação. O primeiro ponto citado, o aquecimento, é um dos mais importantes na festa. Entretanto, é o que causa mais dúvidas para pais e mães que desejam entender todo o contexto do futebol proporcionado pelo Aniversário FC na comemoração.
Mais Posts
Share by: