Foto da festa deve ter a realidade do futebol

Raony Pacheco • abr. 14, 2020
Foto: Anderson Rodrigues - Fotocraque


Além de toda a experiência de um dia de jogador de verdade promovida pela equipe Aniversário FC nas festas com o tema futebol, é fundamental que os pais e mães possam pensar na recordação da comemoração. A foto, neste caso, é uma ótima forma de registrar os momentos dos jogos e, claro, a premiação. As imagens podem servir, também, de lembrança para os convidados. 

Reforçamos que não adianta contratar um simples fotógrafo para a festa. O ideal é contar com um profissional que já tenha experiência neste tipo de trabalho e que, evidentemente, vai captar toda a essência do evento/partidas. 

Por isso, nós do AFC sempre recomendamos para os contratantes o trabalho do Anderson, do Fotocraque. Batemos um papo com ele para que você, sempre ligado aqui no nosso blog, saiba como contar com este trabalho e quais os cuidados para ter a melhor foto do seu filho na festa.


Aniversário FC - Quando você está fotografando as crianças, nos jogos das festas, como você busca retratar a emoção?

Anderson - Boa pergunta. A experiência em fotografar jogos profissionais ajuda muito. Além da técnica, o repórter fotográfico precisa estar atento a todos os momentos que podem virar notícia: um belo drible, uma discussão, uma comemoração expressiva, uma substituição, tudo.

Numa festa de futebol, grande parte dos fatores que gera esta emoção não está ao meu alcance. Está dentro de cada criança, de acordo com sua personalidade. O futebol é capaz de extravasar essas emoções, por vezes contidas ou explícitas. O meu trabalho é estar no lugar certo, com o equipamento certo para não perder este momento. Perder faz parte. Algumas vezes, as crianças mostram esse caminho que preciso mudar. Sigo em frente até conseguir uma imagem que retrate essa emoção.


AFC - Para ótimas fotos, quais dicas você dá para os pais? Exemplo: quadras abertas ou fechadas?

A - Os pais devem conversar com o filho antes da festa sobre a fotografia. Fazer uma surpresa não é uma tática interessante, já que causa desconforto no comportamento de algumas delas. Acho importante explicarem que o fotógrafo contratado desta vez – diferentemente do que fazia nos buffets até hoje – é um profissional especializado, que já esteve nos principais campeonatos de futebol. Por isso, mando um link com as minhas fotos do Messi, Neymar e dos ídolos do time que torce. 

Quando há o encontro na quadra, boa parte deles já viu meu material, se envolveu e vai querer ser o craque que queremos na festa: educado, com boa postura de jogador e empolgado em fazer belos lances. 

É normal os pais se preocuparem com o espaço e outros fatores que influenciam nesta experiência. Normalmente, eles fecham o local da festa e só fico sabendo ao ser contratado. Muitas vezes, uma quadra coberta e confortável para os convidados não é o ideal para que a festa seja incrível para quem interessa: as crianças. Já tive em aniversários que o temporal foi intenso, os pais ficaram preocupados com as crianças molhadas, mas vi nos rostos (e fotos) que aquilo, sim, era futebol, algo verdadeiro que eles assistem na TV ou acompanham nos estádios. Claro que precisamos ter segurança para que os jogos ocorram. 

Se me perguntam antes de contratar um espaço, digo que dois fatores são essenciais para a fotografia: luz externa e “interna”. A primeira é uma questão técnica. A fotografia de futebol precisa de muita luz natural para que eu possa congelar os lances rápidos, além de conseguir uma imagem sem ruídos. A segunda, que chamo de “interna”, é a luz da família, que transmite amor, alegria e empolgação neste dia. Entender que não será tudo perfeito, programável, ajuda a fazer destas quatro horas algo realmente fantástico e inesquecível. A fotografia guardará isso com o tempo. 

Foto: Anderson Rodrigues - Fotocraque - Argentina x Chile, Copa América 2019


AFC - Como você se prepara para a cobertura fotográfica das festas com futebol?

A - No jornalismo, antes de qualquer cobertura, precisamos estudar e nos informar sobre o time e os jogadores que vamos cobrir. Uso isso para minha cobertura em aniversários. O primeiro passo é saber o nome, idade, time de coração e o tema que escolheu para a festa. Também peço aos pais para enviarem uma foto da criança para ajudar nessa aproximação. Isso me ajuda a fazer uma arte gráfica para um pen card personalizado (similar ao pen drive, mas num formato de cartão de crédito), que entrego as fotos digitais. Com essas informações e outras mais simples de comportamento, me sinto preparado para quando ocorrer este encontro. 

Tenho um filho, hoje com 9 anos. Isso talvez ajude na maneira de lidar com o comportamento do aniversariante nas fotos que preciso garantir antes da bola rolar. Cada criança tem sua personalidade. Explico para os pais que isso oscila muito, principalmente na hora da festa. Ansiedade, nervosismo e timidez são algumas situações comuns que ocorrem com as crianças (e pais) neste dia. Não é algo negativo. Ter essas informações antes me ajuda a “negociar” as fotos que preciso minutos antes dos amigos chegarem. Pode ser um momento prazeroso e divertido, um aquecimento para a criança.


AFC - Qual a diferença de fotografar as festas com futebol em relação as partidas de futebol que acontecem nos grandes estádios?

A - O futebol profissional é baseado numa estratégia de marketing. Os clubes precisam de público, de consumidores. Os responsáveis por impulsionar isso são os ídolos. Numa partida em grandes estádios, o jogador coloca em prática sua habilidade com os pés e assume o papel de ator. Quando faz um gol, por exemplo, sabe que os fotógrafos que estão à beira do campo querem uma imagem icônica, algo que irá resumir aquele jogo numa cena. Em grande parte das vezes, é algo planejado, pensado e que tira um pouco da expressão real. Poses, gestos que podem garantir seguidores, consumidores e fãs. Um ídolo é exemplo. 

Nas festas de futebol, boa parte das crianças brincam com estas reações dos ídolos, imitam. É normal, lúdico. A criança, no entanto, ainda consegue manter sua essência, algo verdadeiro, seja num drible, numa reclamação ou comemoração. A reação primária é espontânea. Depois, eles entram na brincadeira de imitar, simular e festejar como os ídolos. Por isso, trabalho com estes dois momentos, que são bem rápidos.

Para mim, o retorno dos pais e da criança é algo incrível. Sei que posso escrever a história de uma família. No futebol profissional, o registro é via jornais e sites. O destinatário é o torcedor, algo menos pessoal.

Foto: Anderson Rodrigues - Fotocraque


AFC - Você, também, elabora uma revista com as fotos do aniversariante e com momentos dos jogos da festa. Como surgiu essa ideia e como funciona esse trabalho?

A - Os pais estão acostumados com materiais impressos, ensaios fotográficos da gestação, passando por família até as fotolivros entregues em festas em buffets. A fotografia digital diminuiu muito o hábito que tínhamos de vivenciar bons momentos folheando os álbuns com familiares e amigos. O digital é efêmero. Após a entrega das fotos, usamos nas redes sociais e guardamos num HD, visitados raramente.

Pensando nisso, planejei a criação de um material de qualidade e numa linguagem que fosse agradável para a criança e, ao mesmo tempo, útil aos pais. Ah, num formato mais próximo ao futebol, livre, descontraído. 

Assim surgiu a Revista Craque. Faço uma revista com 20 páginas em papel fotográfico de alta qualidade, para a vida toda. Após a entrega das fotos, faço uma diagramação personalizada, com dados do craque, e as fotos numa sequência que contemple a história da festa, com o aquecimento, passando pelos times, lances do aniversariante e amigos, comemorações até encerrar no parabéns. Os pais ajustam comigo algumas alterações e recebem a Revista em casa juntamente com um pen card com as fotos em alta resolução.   

Se as revistas de futebol no Brasil perderam espaço e algumas faliram, a Revista Craque caiu nas graças da molecada. Os pais sempre me mandam uma foto e dizem que o filho dormiu com a revista, não deixa tirar do quarto, que anda com ela por onde vai. Isso é gratificante. 

Foto: Anderson Rodrigues - Fotocraque


AFC - Fale para nós a importância da organização e experiência que o Aniversário FC traz para os aniversariantes e convidados. E como isso ajuda no seu trabalho.

A - Sabe aquele ditado: “O barato sai caro”? É isso que tenho visto nos aniversários com futebol. Os pais querem economizar ao máximo (e entendo) para encaixar no orçamento tudo: aluguel da quadra, comida, decoração da mesa, lembrancinha, fotógrafo, recreação, etc.

Tenho um filho de 9 anos, como disse, e nunca tinha recebido uma foto dele num aniversário de futebol. Perguntava: “Como foi a festa, filho?”. Ele respondia: “Legal”. Só isso?

Ao entrar para este ramo, percebi que a organização é o mais importante. Não adianta ter tudo perfeito, como um lindo bolo e lembrancinhas incríveis, se a experiência no dia, na hora da festa, for trágica. Já vi isso e fiquei com muita dó.

As crianças correndo atrás da bola sem qualquer organização gera poucos minutos de alegria e outras horas de discussões, brigas, choro. Afinal, estamos falando de crianças numa idade entre 5 e 13 anos, que aproveitam qualquer circunstância para imporem sua força e vontades perante os demais. Sem uma empresa especializada em recreação com futebol, certamente o aniversário será resumido a correr atrás da bola, separar conflitos e cantar o parabéns o mais breve possível para acabar com a festa. 

Atualmente, a parceria com o Aniversário FC é feita de mão dupla com um objetivo: uma festa inesquecível para pais, aniversariante e amigos. 

O trabalho fotográfico fica mais fácil pois me dedico a fotografar. Não preciso acionar os pais em momento algum para começar um jogo, resolver um conflito, montar um time ou tirar palitos de espetinhos e copos usados do chão da quadra.

Temos uma sequência bem alinhada do evento: aquecimento, finalização, montagem dos times, jogos, premiação. Uma linha de trabalho que ajuda muito na produção das fotos, seja do aniversariante quanto dos amigos (que sempre enviamos para as outras mães como forma de agradecimento pela presença do filho). 

Os pais devem curtir, participar da festa. Não devem trabalhar na festa. A preocupação para que tudo dê certo é de quem organiza, e isso o Aniversário FC faz muito bem com profissionais capacitados, seja em Educação Física, Recreação (saber lidar com as crianças) e locução dos jogos. Ah, a locução é algo que realmente muda as fotos. As crianças ficam empolgadas, emocionadas com este caráter profissional. Entram na brincadeira. É o mais próximo que podem estar da realidade do futebol de verdade. 

E, claro, se elas têm essa experiência viva, as imagens serão à altura. Tudo isso ficará na memória da família e do aniversariante como algo inesquecível. E a fotografia tem esse papel fundamental da memória.  

No final da festa, os pais sempre percebem que o evento é para as crianças, que precisa ser emocionante nestas quatro horas e que a recordação não será o sabor dos doces, a cor da mesa ou a sacolinha dada como lembrancinha, mas as fotos que ajudarão a memória resgatar cada instante desta comemoração intensa.

Foto: Anderson Rodrigues - Fotocraque


AFC - Quando e como surgiu o Fotocraque?

A - O Fotocraque foi criado em julho de 2019. Trabalho com jornalismo esportivo desde 1999, cobrindo os principais campeonatos do Brasil e do mundo. Sempre que fotografava nos estádios, via as crianças entrando com jogadores em campo ou atrás das grades e vidros das arquibancadas, muitas vezes chorando pelos seus ídolos. 

Pensava: o que diferencia um profissional delas? Por isso resolvi oferecer a mesma cobertura fotográfica especializada do futebol profissional às crianças no seu grande dia: o aniversário.


Sobre - Anderson Rodrigues, 40 anos, é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo e pós-graduado em Fotografia pela FAAP-SP. Atuando como repórter, fotógrafo e assessor de imprensa, atuou em Esportes na ESPN Brasil, Diário do Grande ABC, Lance!, Portal Terra, Globoesporte.com, São Caetano Futebol Ltda, Brahma Futebol e Movimento Por Um Futebol Melhor, Agência Estado, Folhapress, Agência O GLOBO, São Paulo Futebol Clube e Federação Paulista de Futebol. 

Em 2015, produziu e dirigiu o curta-metragem “ONIPRESENÇA”, filme baseado em 8 mil fotos durante uma partida de futebol. A obra foi premiada e exibida em 33 festivais de cinema em 17 países. 

Instagram: @fotocraque
e-mail: contato@andersonrodrigues.fot.br
Tel.: 11 9 7534 0814


Por Equipe AFC 13 mar., 2022
Com os coletes as festas ficam ainda mais incríveis. Conheça a importância deste acessório.
Por Raony Pacheco 26 ago., 2020
Nós, do Aniversário FC, preparamos um conteúdo para responder a pergunta que mais faz parte do dia a dia de pais e mães que sabem da paixão dos seus filhos por futebol. Confira as informações atualizadas que temos sobre o cenário: 1 – Ainda não Não temos a liberação, no Estado de São Paulo, para festas com futebol . Todos os dias são apresentados aos responsáveis pela liberação, protocolos que têm o objetivo de traçar o melhor formato para a prática segura das partidas de futebol. 2 – Por que ainda não liberou? A festa com futebol entra no grupo do “esporte amador”. Nos últimos dias, a liberação da prática esportiva de contato só aconteceu para competições oficiais. O aniversário com futebol não é uma competição oficial, portanto, se enquadra na parte de esporte amador. Os protocolos para o retorno do modo esporte amador estão sendo apresentados para prefeitura e governo. Assim que acontecer a liberação, informaremos os pais e mães. 3 – Se acontecer a liberação, quais serão os principais protocolos? Os protocolos devem seguir à risca as últimas as determinações que já estão sendo colocadas em prática pelas academias e quadras. As quadras já podem voltar com aulas de futebol, sem o contato físico. Elas já seguem ações como: aferição de temperatura, totens de álcool gel, tapete higienizador, vestiários fechados e limpeza de matérias, entre outras. O principal ponto, agora, é a liberação do contato físico entre os atletas. No caso da festa, seria a realização dos jogos. 4 – Alguma mudança ocorrerá pós-liberação? Sim. Quais serão: - Uso exclusivo do colete. Não poderá ser compartilhado. - O número de crianças convidadas deverá ser informado antes, para o melhor controle da ação – campo e buffet. - Será enviado aos pais um documento com recomendações para informar convidados sobre os protocolos. - O número de adultos na festa deverá ser reduzido 5 – Entrega de medalhas e troféu A premiação após o campeonato realizado na festa com futebol ainda acontecerá. O procedimento será diferente, com distanciamento entre as crianças, no campo, e somente a equipe Aniversário FC será a responsável pela entrega das medalhas e troféus. As medalhas e troféus serão higienizados antes da entrega.
Retornos das escolinhas de futebol e festas com futebol.
Por Raony Pacheco 16 jul., 2020
Retornos das escolinhas de futebol e festas com futebol. Quais as determinações para o retorno das atividades.
Por Raony Pacheco 30 jun., 2020
O Dia dos Pais está chegando e o Aniversário FC preparou algumas dicas legais para você presentear o seu ídolo e, também, seguir com uma festa, em casa, com o tema futebol. Confira e marque este golaço! 1 – Narração do gol do papai! Essa é uma novidade, aqui do Aniversário FC. Esse presente vai emocionar o papai e transformá-lo em um jogador de futebol de verdade para sempre. Funciona assim: *Você deve enviar, para nós, o nome do papai *Também enviar o time de coração do papai *E, se possível, o nome de alguns familiares. Com essas informações, o Aniversário FC montará uma narração, estilo rádio, com o nome do papai na escalação, em jogadas e, claro, no gol. O gol será o papai. Emocionante, né! Confira esta experiência no vídeo que está no final do texto! 2 – A camisa do time que torce Está bem, sabemos que presentar o papai com a camisa do time que ele torce não é novidade. Contudo, algumas novidades do mercado de camisas podem figurar como um presente bem legal. Uma dica legal é procurar bater um papo com o papai, espontâneo, sobre futebol, sobre os jogadores que ele gostava de ver... Aí, procure ficar atento aos nomes que ele fala, viu! Depois, procure na internet lojas de camisas retrô. Isso é um verdadeiro sucesso para quem ama futebol. Imagina só, nas lojas virtuais, você encontrar a camisa do ídolo do seu papai. Seria um baita presente! 3 – Jogo de botão! Se o seu papai é um apaixonado por futebol, o jogo de futebol de botão vai deixá-lo emocionado! Jogo de botão é tradicional e sempre fez parte da história dos amantes do futebol. E como escolher esse presente? Não é tarefa fácil. Uma dica: procure saber, pelo menos, dois times que o seu papai jogava futebol de botão quando era criança. Ou, também, saiba qual jogo ele considera inesquecível. Assim, você poderá entrar no site de lojas virtuais e comprar os times. Será um baita presente. Fora que, também, vão rolar aqueles joguinhos na família. Uma diversão sensacional! *Vídeo "Narração do seu gol"
Por Raony Pacheco 19 mai., 2020
O momento é de encontrar alternativas para criar um cenário de entretenimento para o seu filho, em casa. E se ele faz aniversário e gosta de futebol, o Aniversário FC preparou algumas dicas para os pais e mães realizarem uma verdadeira festa com futebol, sem sair de casa. 1 – Campeonato de Fifa ou Pes Se o seu filho tem vídeo-game é a hora de você, papai e mãe, jogar com ele. E ainda pode chamar os irmãos para participarem. Um formato legal é juntar a galera de casa e fazer um campeonato – mas é para todos participarem. Como fazer – pode deixar o seu filho, aniversariante, escolher o time que ele quer jogar e sortear os times dos familiares que vão jogar. O campeonato pode reunir todos na sala de casa e, enquanto as partidas rolam, quem não está jogando pode tirar fotos e fazer vídeos pelo celular das comemorações dos gols, por exemplo. Para o ambiente ficar legal, pais e mães, crie um ambiente na sala de casa com as camisas de futebol espalhadas ou penduradas. Dá até para o papai e mamãe se arriscarem nas narrações das partidas. Vai ficar um clima de futebol bem legal. 2 – Futebol de botão Uma ação bem baratinha é o futebol de botão. O jogo só precisa do campo e os times de botão. Papai e mamãe podem jogar, cada um com o seu time. E os filhos podem escolher suas equipes, o que deixa o campeonato no aniversário bem divertido. Agora, não tenho o campo e os botões, como faço? Existem formas de comprar os materiais pela internet. Umas das empresas que recomendamos é o Botões Clássicos, que fica em São Paulo. Eles entregam em casa os times escolhidos, as traves dos gols e o campo. Dá até para o papai pedir o time que marcou a sua infância. E o filho que faz aniversário, também, pode escolher o seu time que já serve como presente. Site do Botões Clássicos - www.botoesclassicos.com.br Como fazer o campeonato – Dá para criar jogos entre todos da família. Legal é colocar num caderninho o resultado de cada jogo. Cada vitória vale 3 pontos. Empate, um ponto. Depois de todos jogarem contra todos, os dois times que somarem mais pontos fazem a final. O tempo de jogo de cada partida pode ser de 10 minutinhos, por exemplo. 3 – Brincar de narração Uma brincadeira legal para fazer em casa é transformar a família em narradores de futebol. É só os pais e mães escolherem, na internet, vídeos de gols do time do coração do filhão e narrarem os gols, cada uma da sua maneira. O legal é filmar para guardar o vídeo de recordação, ou, quem sabe, até mesmo divulgar nas mídias sociais. Dá também para colocar o vovô e a vovó na brincadeira, pedindo para eles mandarem narrações por vídeo. Outra brincadeira legal é selecionar os vídeos de narrações, fazer um sorteio e, depois, ver o gol que cada um vai narrar. 4 – Ambiente Mamãe e papai, para criar um ambiente legal na casa, para o filhão se sentir mesmo dentro futebol, dá para fazer algumas coisas bem legais: - Espalhes camisas de futebol pela casa - Vá na internet e pegue imagens de jogadores que o seu filho gosta, imprima, e espalhe pela casa - Monte uma espécie de vestiário em um cômodo da casa. Para isso, utilize as chuteiras dos filhos, do papai, as toalhas personalizadas com o símbolo dos times e até dá para pegar o grito de torcidas, na internet, e colocar no celular, ou caixinha de som, e deixar tocar na casa. O clima de futebol fica bem legal. Conclusão É claro que os nossos pequenos craques gostariam de correr pelos gramados para sentir a emoção de fazer grandes jogadas e comemorar as vitórias. Mas as dicas apresentadas para vocês, pais e mães, podem ajudar a proporcionar para o aniversariante a emoção do futebol. Além disso, criará um clima de total felicidade, em casa, e com toda a família.
Futebol em casa
Por Raony Pacheco 07 mai., 2020
Atividades de futebol que podem ser praticadas em casa.
Parceiro AFC: conheça a BR Arena Estaiada e monte sua festa
Por Raony Pacheco 01 abr., 2020
A BR Arena Estaiada é um dos parceiros do Aniversário FC. O local possui estrutura perfeita para a realização da festa infantil com o tema futebol. Além do gramado sintético ser de alta qualidade, a infraestrutura fora das quatro linhas é digna de elogios. Os vestiários são impecáveis, o espaço para receber convidados é um verdadeiro convite ao conforto e, claro, animação com todas as partidas que são realizadas na festa.
Novidade: repórter na festa com futebol
Por Raony Pacheco 04 mar., 2020
Todas as experiências que remetem ao futebol de verdade podem ser feitas no aniversário infantil com o tema futebol. Uma delas é o repórter de campo, que dá um tom bem profissional à comemoração. Quem acompanha futebol nas tvs e rádios sabe que o repórter é peça fundamental para informações, entrevistas e detalhes do que rola durante as partidas. E em 2020, o Aniversário FC já tem o seu time de repórteres que agita o aniversário. A atração alimenta ainda mais o clima de “futebol de verdade” proporcionado ao aniversariante e convidados.
Gols narrados no aniversário
Por Raony Pacheco 28 fev., 2020
Um diferencial promovido pelo Aniversário FC, nas festas com futebol, é a narração dos jogos. É fácil notar a diferença da emoção que a locução dos lances traz ao aniversário infantil, sendo que o narrador fica, praticamente, dentro do campo. O nosso sistema de som, inclusive, proporciona total interação entre os jogadores e convidados. E o momento marcante do futebol, o gol, fica ainda mais especial com a narração e todo o trabalho apresentado pelo time AFC. Por isso, selecionamos os 5 gols mais bonitos de todas as festas que realizamos em 2019. Tivemos golaços que tiraram o fôlego dos nossos narradores, tamanha a beleza dos lances! Assista ao vídeo e confira os Top 5 de 2019! Só golaços!
Aquecimento Aniversário FC
Por Raony Pacheco 03 fev., 2020
O passo a passo para que a festa de aniversário com futebol aconteça e proporcione a real experiência de um dia de jogador de futebol de verdade passa por aquecimento, formatação do campeonato, narração, apresentação dos times e premiação. O primeiro ponto citado, o aquecimento, é um dos mais importantes na festa. Entretanto, é o que causa mais dúvidas para pais e mães que desejam entender todo o contexto do futebol proporcionado pelo Aniversário FC na comemoração.
Mais Posts
Share by: